Em sua trajetória artística, Valter Silva vem acumulando em seu caderninho canções que contam sua história. Passeando por várias vertentes, suas canções tem cheiro de passado, de infância, porém, com o olhar para novo, para o que vem e transforma.
Nesse seu novo álbum, contou com alguns recursos tecnológicos como pedais, loops, delays, explorando novos sons, mas sem perder o cheiro da terra, dos pássaros, da viola caipira…
Coração Passarinheiro nasce num momento do amadurecimento e da necessidade de Valter Silva em cantar poesias que ao longo de sua carreira vem escrevendo, permeado de ritmos e influências das Culturas de Matriz Africana e movimentos como Clube da Esquina, Armorial, Pessoal do Ceará, festas e cantadores tradicionais e contemporâneos.
Em todo esse tempo, Valter teve parcerias com grandes Mestres da cultura tradicional, como: Pena Branca, Mônica Salmaso, Toninho Ferrgatti, Silvério Pessoa, Di Freitas e também de outros artistas, como o cineasta Rosemberg Cariry.
O repertório leva o publico a uma reflexão sobre sua história, costumes, sentidos e emoções que com o tempo vão se perdendo. A delicadeza e aforça de Coração Passarinheiro nos leva a um tempo que o tempo não apagou… em suas memórias, em perfumes e bilhetes guardados no fundo daquela gaveta.
No show que apresenta as novas canções, o músico é acompanhado de piano, cordas, contrabaixo, sopro e percussão, fazendo com que as canções se desenrolem em perfeita comunhão, enchendo a alma e os olhos de alegria e esperança..