As histórias de assombração e mistério fazem parte do imaginário popular e aparecem nos contos e cantigas tradicionais na forma de criaturas mitológicas e personagens lendários incríveis. Esse mitos nos ajudam refletir sobre a condição humana e a enfrentar a vida com mais coragem e sabedoria.
O mistério da vida e da morte, o medo e a coragem são representados no espetáculo Cantos de Assombração, a Cia. Tempo de Brincar, que traz à cena esses personagens e mitos em histórias cantadas como “Boi da cara preta” e as “Caveiras” e também com canções de Valter Silva como a do pescador que sumiu nos braços da sereia, o “Coco das Assombrações”, e “Eu Tenho Medo”. As composições exploram os ritmos brasileiros como coco, ciranda, moda de viola, catira, e são apresentadas no espetáculo com arranjos para violão, viola caipira, acordeom, clarinete, pífano, flauta transversal e percussão.
Os Bonecos, mamulengos e adereços presentes nas festas e tradições populares aparecem em cada cena, criando movimento e fazendo com que o público entre em contato com a riqueza da cultura popular brasileira. No fim do espetáculo, todos são convidados a brincar, dançar e cantar a “Ciranda das Caveiras.”
Elenco
Elaine Buzato: voz, flauta transversal, manipulação de bonecos
Valter Silva : vilão, viola caipira, voz
Jefferson Goiaba: Sax, pífano, flauta transversal
Dramaturgia, ilustrações, cenário, figurinos e bonecos: Elaine Buzato
Composição e arranjos de trilha sonora: Valter Silva
Iluminação: Ana Matie
Direção: Elaine Buzato e Valter Silva
Duração 50 min
Classificação Etária: Livre